GeNeus Newsletter Damos-lhe as boas-vindas à Newsletter #1 do GeNeus - Maio de 2018 Sobre o GENEUS
O GENEUS é uma Parceria Estratégica para o Ensino e de Formação Profissional financiada pela Comissão Europeia, com a duração de 2 anos, e que tem como objetivo reduzir as desigualdades de género em provas de avaliação de aptidões.
Colaboram neste projeto seis parceiros de cinco países diferentes (Áustria, Bulgária, Itália, Portugal e Espanha) que, em conjunto, trabalham no desenvolvimento, promoção e integração de um Conjunto de Matrizes de Provas de Avaliação de Aptidões que assegurem a Neutralidade de Género.
O ciclo de vida do projeto inclui diferentes fases que visam melhorar o processo de avaliação de aptidões, focando-se na igualdade de género no mercado do trabalho e no ensino e formação profissional.
As seis instituições que constituem o projeto são:
Este projeto inovador poderá ter um impacto significativo na vida das mulheres, ajudando-as:
Objetivos dos GENEUS
A longo-prazo:
Resultados do GENEUS
Em que ponto estamos neste momento?
Relatório geral sobre provas de avaliação de aptidões está quase pronto!
A primeira fase do projeto estará concluída em breve. Nesta primeira fase, os parceiros do projeto realizaram entrevistas a representantes da Administração Pública (1 na Bulgária e Itália, 2 na Áustria, 3 em Portugal, 4 em Espanha), de PME (5 na Itália, 6 na Áustria e Portugal, 7 na Bulgária e Espanha) e de IEFPPS (2 na Bulgária e Áustria, 3 em Itália e Portugal, 6 em Espanha), analisando de que forma diferentes países recrutam e avaliam as aptidões dos seus colaboradores e aprendentes/estudantes. Este longo processo de investigação contribuirá para a criação do primeiro Produto Intelectual do projeto: o Relatório Geral sobre Provas de Avaliação de Aptidões.
Esta investigação foi desenvolvida nos seguintes domínios específicos: educação e formação e mercado do trabalho. Mais especificamente, foi avaliado de que forma cada um dos públicos-alvo (PME, Administração Pública e IEFPPS) avalia aptidões no processo de seleção dos candidatos. A investigação envolveu também uma análise às regulamentações legais em vigor, uma síntese da situação de igualdade de género no país parceiro, e os resultados de estudos sobre semelhanças e diferenças de género, tais como capacidades cerebrais nos homens e nas mulheres.
Os resultados mostram que todos os públicos-alvo avaliam tanto as competências profissionais e académicas (hard skills) dos candidatos, como também as suas competências interpessoais (soft skills). As competências tidas como mais importantes variam consoante o público-alvo. Enquanto as IEFPPS atribuem mais ênfase às competências académicas, as PME e a AP concentram-se mais nas competências interpessoais e profissionais.
O resultado final da investigação será publicado nos próximos meses. Reuniões Transnacionais ![]()
Reunião Inicial:
![]()
Segunda reunião em Portugal!
Nos dias 18 e 19 de Abril de 2018, os parceiros da Áustria, Itália, Portugal, Espanha e Bulgária reuniram-se no Porto.
Por essa ocasião, já tinha havido oportunidade para analisar os resultados da investigação realizada. Esta foi, em particular, uma ocasião importante para planear os próximos passos do projeto, bem como a ação que será implementada para alcançar os seguintes objetivos dos projeto.
Entre os próximos resultados, será dada uma atenção especial ou desenvolvimento do IO2 -“Conjunto de Matrizes de Provas que assegurem a Neutralidade de Género” para processos de seleção. Este conjunto assegurará, antes de mais, a neutralidade durante a fase de provas, e será acompanhado de um guia de implementação – o IO3 – Guia sobre a Implementação de Matrizes, que servirá de manual de instruções para cada um dos públicos-alvo.
![]()
O que se segue?
Durante os próximos meses, está previsto a elaboração das provas que fazem parte do IO2. Estas provas serão uma base importante para a promoção da igualdade de oportunidades e uma abordagem confluente com a neutralidade de género nos processos de seleção de homens e mulheres.
Fiquem desse lado!
Podem consultar as notícias mais recentes sobre o projeto nas nossas páginas do Facebook e web! E para mais informações sobre o projeto, por favor contacte anarodrigues@iscap.ipp.
Visite o site
![]() The European Commission support for the production of this publication does not constitute an endorsement of the contents which reflects the views only of the authors, and the Commission cannot be held responsible for any use which may be made of the information contained therein.
|