View web version | Unsubscribe here

 
GeNeus logo
 
Facebook
 

GeNeus Newsletter

Damos-lhe as boas-vindas à Newsletter #1 do GeNeus - Maio de 2018

Sobre o GENEUS

 

O GENEUS é uma Parceria Estratégica para o Ensino e de Formação Profissional financiada pela Comissão Europeia, com a duração de 2 anos, e que tem como objetivo reduzir as desigualdades de género em provas de avaliação de aptidões.

 

Colaboram neste projeto seis parceiros de cinco países diferentes (Áustria, Bulgária, Itália, Portugal e Espanha) que, em conjunto, trabalham no desenvolvimento, promoção e integração de um Conjunto de Matrizes de Provas de Avaliação de Aptidões que assegurem a Neutralidade de Género.

 

O ciclo de vida do projeto inclui diferentes fases que visam melhorar o processo de avaliação de aptidões, focando-se na igualdade de género no mercado do trabalho e no ensino e formação profissional.

 

As seis instituições que constituem o projeto são:

 

 

Este projeto inovador poderá ter um impacto significativo na vida das mulheres, ajudando-as:

  • na redução do abandono escolar; • no aumento da taxa de sucesso nas provas;
  • no desempenho, contribuindo para a igualdade de oportunidades educacionais e profissionais entre homens e mulheres.

Objetivos dos GENEUS

 

  1. Obter uma visão geral da realidade, dos requisitos e das lacunas dos processos de avaliação de aptidões em diferentes ambientes;
  2. Avaliar e analisar esses processos, sob o ponto de vista da neutralidade de género;
  3. Produzir e divulgar materiais úteis e gratuitos, garantindo uma abordagem confluente com a neutralidade de género nas provas de avaliação de aptidões.  

 

A longo-prazo:

 

  1. Contribuir para a igualdade de género no acesso tanto ao mercado de trabalho como ao ensino e formação profissional;
  2. Reduzir a desigualdade de género no mercado de trabalho, procurando estabelecer a igualdade em cargos de liderança e nos salários.

Resultados do GENEUS

 

  • Relatório geral sobre provas de avaliação de aptidões a nível nacional: informação sobre como as PME, a Administração Pública e as instituições de Ensino e Formação Profissional pós-Secundário implementam os processos de seleção e as provas de aptidão na Áustria, Bulgária, Itália, Portugal e Espanha.
  • Conjunto de Matrizes de Provas que assegurem a Neutralidade de Género: com base em boas-práticas e nas necessidades avaliadas, desenvolvimento de novas provas que melhorarão os processos de seleção e avaliação de aptidões.
  • Guia sobre a Implementação de Matrizes: informação sobre como integrar de forma concreta novos métodos de prova em diferentes áreas do mercado de trabalho.
  • Conjunto de Aplicação de Provas que assegurem a Neutralidade de Género para as PME
  • Conjunto de Aplicação de Provas que assegurem a Neutralidade de Género para a Administração Pública
  • Conjunto de Aplicação de Provas que assegurem a Neutralidade de Género para Instituições de Ensino e Formação Profissional pós-Secundário

Em que ponto estamos neste momento?

 

Relatório geral sobre provas de avaliação de aptidões está quase pronto!

 

A primeira fase do projeto estará concluída em breve. Nesta primeira fase, os parceiros do projeto realizaram entrevistas a representantes da Administração Pública (1 na Bulgária e Itália, 2 na Áustria, 3 em Portugal, 4 em Espanha), de PME (5 na Itália, 6 na Áustria e Portugal, 7 na Bulgária e Espanha) e de IEFPPS (2 na Bulgária e Áustria, 3 em Itália e Portugal, 6 em Espanha), analisando de que forma diferentes países recrutam e avaliam as aptidões dos seus colaboradores e aprendentes/estudantes. Este longo processo de investigação contribuirá para a criação do primeiro Produto Intelectual do projeto: o Relatório Geral sobre Provas de Avaliação de Aptidões.

 

Esta investigação foi desenvolvida nos seguintes domínios específicos: educação e formação e mercado do trabalho. Mais especificamente, foi avaliado de que forma cada um dos públicos-alvo (PME, Administração Pública e IEFPPS) avalia aptidões no processo de seleção dos candidatos. A investigação envolveu também uma análise às regulamentações legais em vigor, uma síntese da situação de igualdade de género no país parceiro, e os resultados de estudos sobre semelhanças e diferenças de género, tais como capacidades cerebrais nos homens e nas mulheres.

 

Os resultados mostram que todos os públicos-alvo avaliam tanto as competências profissionais e académicas (hard skills) dos candidatos, como também as suas competências interpessoais (soft skills). As competências tidas como mais importantes variam consoante o público-alvo. Enquanto as IEFPPS atribuem mais ênfase às competências académicas, as PME e a AP concentram-se mais nas competências interpessoais e profissionais.

 

O resultado final da investigação será publicado nos próximos meses.

Reuniões Transnacionais

Partners meeting
 

Reunião Inicial:

Nos dias 7 e 8 de novembro de 2017, realizou-se em Sófia (Bulgária) a primeira reunião do projeto GeNeus – Gender Neutral Performance and Aptitude Testing, com a participação de Portugal, Itália, Áustria, Espanha e Bulgária.

Por essa ocasião, os parceiros tiveram a oportunidade de rever o plano de trabalhos previsto e calendarizar as subsequentes atividades do projeto.

 
Second meeting Portugal
 

Segunda reunião em Portugal!

 

Nos dias 18 e 19 de Abril de 2018, os parceiros da Áustria, Itália, Portugal, Espanha e Bulgária reuniram-se no Porto.

 

Por essa ocasião, já tinha havido oportunidade para analisar os resultados da investigação realizada. Esta foi, em particular, uma ocasião importante para planear os próximos passos do projeto, bem como a ação que será implementada para alcançar os seguintes objetivos dos projeto.

 

Entre os próximos resultados, será dada uma atenção especial ou desenvolvimento do IO2 -“Conjunto de Matrizes de Provas que assegurem a Neutralidade de Género” para processos de seleção. Este conjunto assegurará, antes de mais, a neutralidade durante a fase de provas, e será acompanhado de um guia de implementação – o IO3 – Guia sobre a Implementação de Matrizes, que servirá de manual de instruções para cada um dos públicos-alvo.

 
GeNeus Next
 

O que se segue?

 

Durante os próximos meses, está previsto a elaboração das provas que fazem parte do IO2. Estas provas serão uma base importante para a promoção da igualdade de oportunidades e uma abordagem confluente com a neutralidade de género nos processos de seleção de homens e mulheres.

 

Fiquem desse lado!

 

Podem consultar as notícias mais recentes sobre o projeto nas nossas páginas do Facebook e web!

E para mais informações sobre o projeto, por favor contacte anarodrigues@iscap.ipp.

 

 

Visite o site

 
 
Facebook
 
erasmus plus

The European Commission support for the production of this publication does not constitute an endorsement of the contents which reflects the views only of the authors, and the Commission cannot be held responsi­ble for any use which may be made of the information contained therein.